Sérgio Moro Ministro da Justiça


Sérgio Moro aceitou o convite e será o Ministro da Justiça no Governo Bolsonaro. Isso trás repercussões ao cenário politico e para o futuro governo Bolsonaro. Vejamos algumas delas:

Primeiramente, ao indicar o juiz, Bolsonaro acena à população que seu governo não compactuará com a corrupção e que estará comprometido demasiadamente com o combate da mesma.
Moro representa, simbólica e efetivamente, a expectativa da quebra da bandidagem estrutural e endêmica que existe no país. Foi responsável pela maior operação anticorrupção da história brasileira e tem um histórico invejável nesse sentido. Moro é nosso maior simbolo de justiça.

Além disso, implica de maneira positiva na imagem de Bolsonaro em âmbito internacional , já que lá fora há grande apreço e reconhecimento pelo trabalho de Moro na Lava- Jato. Bolsonaro e o Brasil passarão a ser visto com outros olhos, de um estado onde os corruptos não tem vez na governança e nem passam impunes perante a Justiça. Timidamente, isso passa segurança à lideres internacionais e investidores.

Politicamente falando, Bolsonaro pode perder o apoio irrestrito de parlamentares do chamado centrão, comprometidos na Lava-Jato, que odeiam a ideia de ter a operação como política de Estado, consequência esta que pode vir a acontecer a partir de agora. Porém, nada que comprometa a governabilidade de Jair.

Por fim os pelegos petistas já alegam as mais delirantes hipóteses. Como: "O Moro só prendeu o Lula para assim eleger Bolsonaro" ou "A atuação de Moro na Lava-Jato foi estritamente política".
Era fácil de se prever as reações negativas. Nunca que políticos corruptos ou simpatizantes dos mesmos, defenderiam o maior símbolo de combate à corrupção num alto escalão do governo.  Os insetos odeiam o inseticida, mas mesmo que esperneiem, nada podem fazer contra a sua ação.

Começamos bem!


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.