O Chávez responde! Ops, O populismo Responde pt.2

Hugo Tiavez ou Hugo Boliverte?



Em 1954 nascia um homem que iria mudar a história de seu país, pra melhor? Bom, o que acontece lá, sabemos, e olha... como um bom brasileiro fala, não precisa ser nenhum “Xeroque Rolmes“ para entender o que se passa a população da Venezuela, mas e agora? Será que esse cara volta da tumba e devolve a felicidade que foi roubada de seu povo por 14 anos? Não querendo mostrar nenhum sentimento de revolta, até porque, por monstros, aprendemos a sentir pena, tem até brasileiro que ama "um tal presidiário que está preso em Curitiba" (que fique para sempre, amém!), agora partindo pro lado social da coisa toda, Chávez (não, não o que amamos, deixa o Chapolin em paz), o que odiamos mesmo, amante da figura de Simón Bolívar que para quem não conhece, foi o principal simbolo da independência da América espanhola no século XIX, ironicamente "Huguinho" não aprendeu com o ídolo e quase foi obrigado a devolver sua nação para os espanhóis, tipico filho que leva a empresa do pai direto para o buraco (brincadeiras à parte), temos pontos interessantes a ressaltar desse desastre todo.


É Hora de Aceitar e falar sério.


Este tal Hugo Chávez, também militar e militante“, incentivou movimentos políticos, considerados democráticos para chegar ao poder, dentre eles, o famoso “Caracazo“ ,considerado um golpista, também quase provou de seu próprio veneno uma década depois quando esteve perto de perder o seu trono para o empresário e economista Pedro Carmona. Assim como o “Lulismo“ no Brasil, na Venezuela existe o tal do “Chavismo“ que predomina até hoje na Venezuela A.K.A “Socialismo do Século XXI“, a politica (chavista, bolivarianista e marxista) adotando-se a Doutrina Revolucionária é atualmente uma das principais causas da crise venezuelana. O ex ditador sempre teve como objetivo desestabilizar a América Latina e não se unir ao continente, a ambição e o caráter falso democrático levou a massa de seu país a acreditar na palavra de um tolo egoísta, o socialista conquistou um dos maiores e mais disputados bens que é o petróleo e prometeu dividir os lucros com a população, acontece que Chávez em seus 14 anos de governo fez com que sua nação fosse completamente dependente do petróleo e não gerou politicas econômicas em mais de uma década no poder, porém o petróleo não mantém seu preço constante e quando houve a queda do preço nosso vizinho sul-americano também caiu, a reestruturação do país atualmente  se tornou tarefa impossível, a incapacidade de gerar empregos, trazer empresas e tecnologia tornou a nação bolivariana totalmente dependente das importações, na matemática mais simples para se importar é preciso se gerar receita, combinado com uma crise política que parte até para censura, nossos amigos já estão no abismo.


“LIBERTAD DE EXPRESIÓN


Após o fracassado golpe de 2002 contra o governo de Chávez,  o ditador resolveu reassumir mais afiado do que nunca, após tomar o controle do câmbio para si, a intervenção do estado se tornou mais forte do que nunca, o setor privado que dependia inteiramente da moeda estrangeira enfraqueceu, claramente uma medida que foi tomada com o objetivo de prejudicar ou se vingar de forças contrárias ao governo Bolivariano, no mesmo ano em que o PIB venezuelano ja começava a viajar sobre números astronômicos, Hugo ameaçava a mídia e declarava abertamente os planos de fechar quaisquer canais de oposição. Alguns anos depois Chávez aprova  "A Lei de Responsabilidade Social para Rádio e TV" antes de ser sancionada pelo próprio obrigou grandes mídias a mudarem seu discurso... em vista atualmente o "aprendiz de ditadorMaduro está sabendo usar muito bem da censura, imitando seu antecessor de maneira mais agressiva.


O Mestre e o Aprendiz!


A longo prazo os efeitos do governo "Chavista" foram sentidos, a politica econômica que só engordou o bolso do ditador, de forma egoísta e simplista iludiu seus amantes da forma mais canalha possível, Democrático? Chávez enganou muito bem com suas mentiras e seus programas assistenciais, extinguiu o senado e enfraqueceu a câmara com o claro objetivo de estabelecer seu poder supremo, deu migalhas a seu povo e em troca recebia oferendas de forma indireta através de seu poder de manipulação, calando a imprensa e prometendo uma "Revolução Eterna", seu herdeiro Nicolás Maduro não herdou apenas o trono do "Comandante", além da incompetência de articulação e o visível egoísmo, o atual ditador venezuelano conseguiu um feito enorme que é ser ainda pior que Hugo, a hiper - inflação, o desemprego e a violência crescem cada dia mais, as relações e falta de investimentos no maior produtor de petróleo da América Latina e a guerra civil cada vez mais em forma.
Um aprendiz incompetente, um povo cansado de sofrer migrando para países vizinhos, a falta de produtos, de recursos e a péssima qualidade de vida nos leva a seguinte pergunta:
Quem vai salvar a Venezuela do caos causado pelo Populismo?

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.